Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Os Clássicos da Sessão da Tarde dos anos 1980

destak

Em 5 de março de 1974, a Rede Globo estreava a faixa de filmes que formou gerações de cinéfilos.

Para celebrar os 45 anos da atração, selecionamos 25 títulos dos anos 80 que se tornaram clássicos graças à exaustiva (mas a gente gostava) exibição no programa.

 

25. Te Pego lá Fora (1987)

Ele deveria ter imaginado desde o início que aquele seria um dia daqueles. Casey Siemaszko é Jerry Mitchell, um estudante que decide entrevistar um colega recém-chegado na escola para o jornal do colégio. Acontece que Buddy Revell (Richard Tyson), o forasteiro, é um brutamontes que resolve pegá-lo lá fora simplesmente porque não suporta ser tocado. Pode isso?! Um tratado sobre o bullying, de uma época em que a palavra nem existia – era “implicância” mesmo.

te-pego-la-fora

24. Três Solteirões e um Bebê (1987)

Muito antes de conquistar o coração de Monica (Courteney Cox) em Friends, Tom Selleck levava uma vida de zoação ao lado de Steve Guttenberg e Ted Danson. Os três solteirões não perdiam uma festa e as mulheres faziam fila na porta do apartamento deles. Até que uma delas roubou os corações dos marmanjos – sim, dos três. Bom, na verdade, não foi uma mulher exatamente, mas uma garotinha, o bebê deixado no capacho em frente à porta antes tão movimentada. 

tres-solteiroes

23. Crocodilo Dundee (1986)

 Você sabia que, nos Estados Unidos, o filme foi lançado como “Crocodile” Dundee? Assim, com aspas, para que o público não pensasse que Dundee fosse o nome de um crocodilo. O australiano Michael J. “Crocodilo” Dundee (Paul Hogan), é um caçador que foi ferido por um crocodilo e, quando é levado por uma jornalista para Nova York, se comporta de forma pouco convencional por estar, digamos, fora de seu habitat natural – incluindo uma cena linda de “telefone sem fio”. Teve duas continuações, uma em 1988, outra em 2001.

crocodilo

22. Gatinhas e Gatões (1986)

John Hughes talvez seja o nome mais creditado nas produções exibidas pela Sessão Tarde – mesmo que atrás das câmeras. O diretor fez história com comédias adolescentes como este Gatinhas e Gatões. No filme, Samantha Baker (Molly Ringwald) está completando 16 anos mas, em virtude do casamento de sua irmã mais velha, seu aniversário é totalmente esquecido. E uma curiosidade: Jim Carrey chegou a fazer teste para interpretar o personagem do fazendeiro Ted.

gatinhas-e-gatoes-1984_molly-ringwald_e_anthony-michael-hall

21. Olha Quem Está Falando (1989)

 Olha Quem Está Falando custou apenas US$ 7,5 milhões. E arrecadou US$ 140 milhões, só nos Estados Unidos. A matemática é simples: ganhou duas sequências, Olha Quem Está Falando Também (1990) e Olha Quem Está Falando Agora (1993). Com Kirstie Alley, John Travolta, e um bebê cínico que “fala” pelos cotovelos.

olha

20. O Grande Dragão Branco (1988)

Frank Dux (Jean-Claude Van Damme) passou boa parte da vida sendo treinado para participar do kumite, um torneio mundial de artes marciais onde é comum que os participantes se machuquem seriamente e, às vezes, sejam mortos. Na verdade, Frank Dux existe mesmo e trabalhou como coordenador das lutas no filme – ele participou de 329 combates entre 1975 e 1980, sem ter sido derrotado nenhuma vez. Seguido por outros dois filmes, em 1996 e 1999.

dragao

19. Corra Que a Polícia Vem Aí (1988)

 O hilário Frank Drebin (Leslie Nielsen) é um incompetente detetive de polícia que tem como missão deter um plano para assassinar a Rainha Elizabeth II. O mentor do esquema é o magnata Vincent Ludwig (Ricardo Montalban), que pretende usar um atleta submetido a uma lavagem cerebral para executar o atentado. Mas não qualquer atleta: para o papel foi escalado o ex-jogador de futebol americano O. J. Simpson que, na vida real, foi acusado do assassinato de sua ex-mulher. As sequências têm os nomes mais criativos para uma franquia: Corra Que a Polícia Vem Aí 2 1/2 (1991) e Corra Que a Polícia Vem Aí 33 1/3 – O Insulto Final (1994).

corra

18. Elvira, a Rainha das Trevas (1988)

A anfitriã de um programa de baixo orçamento sobre filmes de terror Elvira (Cassandra Peterson) era dona de uma inusitada habilidade: ela era capaz de movimentar os seios de maneira circular e independente, girando o esquerdo no sentido horário, enquanto o direito… 

elvira2-1160x6501

17. Irmãos Gêmeos (1988)

Responda rápido: o que vem à sua cabeça quando alguém pronuncia os nomes de Arnold Schwarzenegger e Danny DeVito seguidamente? “Não são a cara um do outro?”, você pensou. Não? Não mesmo. Mas em algum momento isso passou pela cabeça de outro mestre da comédia dos anos 1980, o diretor Ivan Reitman, que os convidou para viverem Irmãos Gêmeos. Claro que a escalação é inusitada e proposital, o que é a graça do filme.

gemeos

16. Footloose – Ritmo Louco (1984)

E se Elvira foi um estranho símbolo sexual para uma geração de garotos, as meninas têm na figura do jovem Kevin Bacon um equivalente um pouco mais… convencional. O ator tinha 25 anos quando rebolou sem medo em Footloose – Ritmo Louco.  “Now I gotta cut loose, footloose/ Kick off your sunday shoes”.

footloose-cast

15. O Feitiço de Áquila (1985)

 De dia ela é um falcão; de noite, ele é um lobo. Em sua forma humana, eles têm apenas um segundo ao nascer do sol e outro no pôr-do-sol para se encontrarem. Isabeau (Michelle Pfeiffer) e Navarre (Rutger Hauer) fizeram muita gente chorar com sua história de amor impossível, fruto de uma maldição lançada por um bispo, que estava de olho nela. Entre o casal, o atrapalhado Phillipe Gaston (Matthew Broderick), o Rato, único prisioneiro que escapou das muralhas de Áquila e que ajuda o casal.
aquila
14. Os Saltimbancos Trapalhões (1981)

Uma pirueta, duas piruetas, bravo, bravo! Didi, Dedé, Mussum e Zacarias fizeram o público morrer de rir com este clássico da trupe no qual vivem integrantes de um circo. Com músicas de Chico Buarque, o filme levou 5.218.574 pessoas ao cinema. Superpiruetas, ultrapiruetas, bravo, bravo!

Dedé Santana, Lucinha Lins, Renato Aragão, Mussum e Zacarias no filme "Os Saltimbancos Trapalhões", de J.B.Tanko, Brasil.

13. Loucademia de Polícia (1984)

 Liderado por Carey Mahoney (Steve Guttenberg, ele de novo), um grupo de jovens incompetentes, mas de bom coração, ingressa na Academia de Polícia para o desespero dos instrutores, que buscarão impedir de toda as formas as brincadeiras da turma. Hilários. Da série “você sabia que…”: Bruce Willis fez testes para interpretar Mahoney? E que Tom Hanks e Michael Keaton também foram cotados para o papel? Loucademia de Polícia teve nada mais, nada menos, do que seis sequências.
loucademia-de-policia

12. Os Caça-Fantasmas (1984)

O diretor Ivan Reitman de volta à nossa lista. No trailer de Os Caça-Fantasmas exibido nos cinemas norte-americanos aparecia um número de telefone. Quem ligava ouvia mensagens gravadas por Bill Murray e Dan Aykroyd que diziam “Olá. Nós estamos fora capturando fantasmas neste momento”. Na época de lançamento do trailer, o número recebeu uma média de 1000 telefonemas por hora, 24 horas por dia, durante 6 semanas. Ou seja, um verdadeiro viral! Ghostbusters! Muito se especula sobre um terceiro filme da franquia, mas ao que tudo indica, Murray estaria fora.

ghostbusters_cakw

11. Um Príncipe em Nova York (1988)

 Se lembra? Akeem (Eddie Murphy) é o príncipe herdeiro de Zamunda, um país fictício da África. Ele se rebela contra o casamento arranjando por seu pai, o rei Jaffe Joffer (James Earl Jones), que acaba concordando que o filho viaje por 40 dias. Assim Akeem vai para Nova York, onde se passa por pobre com a intenção de encontrar uma noiva que não o ame por sua posição. Mas é claro que você se lembra.
principe
10. Conta Comigo (1986)

A história de amizade e descoberta de um grupo de meninos, Gordie Lachance (Richard Dreyfuss, na idade adulta), Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O’Connell), é baseada no conto autobiográfico “O Outono da Inocência – O Corpo”, de Stephen King, e conta com um elenco emblemático da década de 1980. O ator Corey Feldman e o diretor Rob Reiner testaram mais de 30 diferentes risadas para o personagem Teddy, a fim de que ela se parecesse o máximo possível com a descrição do livro. Mas deixa uma pontinha de tristeza relembrar a morte precoce de Phoenix, em 1993, com apenas 23 anos.

conta-comigo

09. Top Gun – Ases Indomáveis (1986)

 Take my Breath Aaaaaway… Tom Cruise (Pete Mitchell), arrasando corações desde (pelo menos) 1986. E a música foi escolhida com o Oscar de Melhor Canção Original.
top-gun-2-maverick-tom-cruise-set-photos
08. Quero ser Grande (1988)

Inicialmente, o diretor seria Steven Spielberg, que pretendia escalar Harrison Ford para o papel principal. Mas, já sob comando de Penny Marshall, Robert De Niro e John Travolta estiveram entre os possíveis intérpretes do protagonista. O primeiro pediu um salário alto demais e o segundo foi recusado pelo estúdio por conta de seus recentes fracassos de bilheteria. Tom Hanks, que recebeu sua primeira indicação ao Oscar pelo papel, agradece. (Você ainda está pensando na cena do piano, não é?).

quero-ser-grande

07. Karate Kid – A Hora da Verdade (1984)

 “Encera para dentro, mão direita. Encera para fora, mão esquerda. Encera para dentro, encera para fora. Inspire pelo nariz, da boca para fora. Encera para dentro, encera para fora. Não se esqueça de respirar, muito importante”. Quantas coisas não aprendemos com o Sr. Miyagi, hein? Lá se vão três sequências e uma refilmagem em 2010.
karate-kid-03
06. Dirty Dancing – Ritmo Quente (1987)

Now I’ve had the time of my life/ No, I’ve never felt like this before/ Yes I swear it’s the truth/ And I owe it all to you. Precisa dizer mais? Ou já voltou tudo à memória? Outra canção que ganhou Oscar. R.I.P., Patrick Swayze.

dirty-dancing

05. De Volta para o Futuro (1985)

 Originalmente, o diretor Robert Zemeckis queria usar uma geladeira como máquina do tempo. Porém, desistiu da ideia com o receio de que as crianças resolvessem escalar o eletrodoméstico e até mesmo entrar nelas. Relembrando (como se fosse preciso): em De Volta para o Futuro, um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean (deixe a geladeira em paz), retornando aos anos 50. A dupla Marty McFly e Doc Brown ainda retornaria para duas continuações, em 1989 e 1990.
de-volta

04. E.T. – O Extra-Terrestre (1982)

Durante os testes para a escolha do protagonista de E.T. – O Extra-terrestre, o menininho Henry Thomas foi sagaz. Ele imaginou que seu cachorro tinha morrido e utilizou esta idéia em sua audição para o papel, que foi realizado com base em uma cena dramática. Steven Spielberg gostou tanto que terminou chorando durante a audição e o escolheu para protagonizar o filme. “O papel é seu, garoto”.

et-extraterrestre

03. A Lagoa Azul (1980)

 Diz a lenda que Matt Dillon era a escolha inicial para o papel de Richard, mas desistiu. O mesmo teria acontecido com John Travolta, que chegou a fazer testes. Christopher Reeve também participou das audições, mas acabou priorizando seu compromisso com Superman II. Sylvester Stallone e John Belushi chegaram a ser cogitados, sendo que o segundo foi descartado por ser considerado “engraçado demais”. Richard Gere recebeu uma proposta, mas não deu bola. No último dia de audições para o papel de Richard, Sean Penn se apresentou para os testes, mas perdeu a vaga, para Christopher Atkins. Já Emmeline é Brooke Shields. A seqüência se chama De Volta à Lagoa Azul (1991).

a_lagoa_azul_high

02. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Well, shake it up baby now/ Twist and shout. Lá se vão mais de 30 anos desde que Ferris Bueller te fez dançar em frente à TV, sem que a sua mãe entendesse exatamente o que estava acontecendo. Assim como eu ou você, tudo que o personagem de Matthew Broderick queria era faltar aula naquele dia. Então, agite seu corpo, babe, gire e grite, afinal, os filmes da Sessão da Tarde eram – e continuam sendo – dublados.

curtindo

01. Os Goonies (1985)

 Em uma palavra? “Chocolaaaaaaate”
goonies-760x428
Que saudade!!!

Fonte: Adoro Cinema

 

 

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no Facebook

Siga no Instagram

  • Tantas tragdias