Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

ESQUADRÃO CLASSE A

esquadraoclassea-2

Esquadrão Classe A ou originalmente conhecida como The A-Teamfoi uma série americana de sucesso nos anos 80. Produzida pelo canal NBC, a história era protagonizada por quatro rapazes que formavam um grupo fictício de ex-comandos do Exército dos Estados Unidos que atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnã.

A série foi exibida entre os anos de 1983 a 1987, em um total de cinco temporadas. Aqui no Brasil a série foi exibida pelo SBT entre 1984 e 1986, tornando-se uma das séries mais populares da década por aqui. No início dos 90 passou a ser exibida na Rede Globo, dentro do Sessão Aventura, exibido nas tardes da emissora. Nos anos 2000 foi exibida no canal TCM, onde ficou no ar até 2008.

A série foi um sucesso tão grande, que em 2010 ganhou uma versão adaptada ao cinema com Lian Neeson, Jessica Biel e Bradley Cooper.

 

O nome da série

O termo “A-Team” (Inglês para “Equipe A“), do título original, refere-se à designação das subunidades básicas das Forças Especiais do Exército dos EUA (conhecidas como os “Boinas Verdes”), a que, supostamente, as personagens da série teriam pertencido. A letra “A” significa “away” e o termo “A-Team” significa “Grupo Avançado”, utilizado para os destacamentos que iam à frente das tropas, em território inimigo, reconhecendo o terreno e preparando o avanço das forças militares.

 

Enredo

No final da Guerra do Vietnã, o esquadrão comandado pelo coronel John “Hannibal” Smith é acusado injustamente de um assalto ao Banco de Hanói. Crime, que, embora tenham cometido, fora encomendado por seus superiores. Com a morte de seus superiores na base no Vietnã, eles não puderam provar sua inocência. Condenados, eles escapam de uma penitenciária de segurança máxima e permanecem foragidos nos subúrbios de Los Angeles, ganhando a vida como Soldados da Fortuna.

A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar.

Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analisa o caso e marca o encontro com o Esquadrão A.

Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.

 

Personagens

Murdock “Louco Furioso” (Dwight Schultz) é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário.

Templeton “Cara-de-pau” (Dirk Benedict) é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando emprestado é para figurar na gravação de um filme.

John “Hannibal” Smith (George Peppard), sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele “faz isso pelo Jazz” (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase “adoro quando um plano dá certo”.

B. A. Baracus (Mr. T) é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.

Amy Allen (Melinda Culea) é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.

 

crime que eles não cometeram

A história do assalto ao banco de Hanói vai aparecendo aos poucos ao longo dos episódios.

Já no final da Guerra do Vietnã, o Esquadrão recebe do oficial comandante, Coronel Morrison, a missão de assaltar o banco de Hanói, com a esperança de ajudar a guerra a chegar ao fim.

Ao voltarem 4 dias depois do fim da guerra para a base, encontram o quartel general queimado e o Coronel Morrison e todos os oficiais assassinados por Viet Congs.

Como não havia provas de que eles estavam cumprindo ordens militares, a corte militar os manda para o presídio de Fort Bragg.

 

Por onde anda o quarteto?

  esquadraoclassea-3

George Peppard viveu o protagonista da história, o Coronel John ‘Hannibal’ Smith. Seu personagem era responsável pela elaboração de grandes planos mirabolantes, além do lendário bordão “adoro quando um plano dá certo”. O ator vem de uma consolidada carreira, sendo o longa Bonequinha de Luxo e seu papel na série os principais destaques. George faleceu em 1994, sendo uma participação naquele ano na série Matlock, o seu último trabalho.

 

esquadraoclassea-4

Dwight Schultz interpretou o divertido Murdock “Louco Furioso”, que ficava internado numa clínica psquiátrica e vivia fugindo dela para cumprir suas missões. A série o consagrou como ator, mas ele acabou se encontrando mesmo foi como dublador, onde continua na ativa até hoje. Atuando ele fez poucas participações, tendo papéis regulares nas séries Jornada nas Estrelas: A Nova Geração Jornada nas Estrelas: Voyager. Além disso, ele participou do filme baseado na série, produzido em 2010.

 

esquadraoclassea-5

Mr. T foi intérprete de B. A. Baracus, piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Mr. T ficou conhecido logo no início de sua carreira de ator ao atuar no filme Rocky III. Após a série, que o consagrou também na TV, ele continuou na ativa onde estrelou T & T, além de fazer participações em séries como Blossom. Atualmente ele se dedica a produção de vídeos independentes e participação em comerciais.

 

esquadraoclassea-6

Dirk Benedict viveu o Tentente Templeton “Cara-de-pau”, responsável por conseguir os recursos para cada missão. O ator ficou conhecido por seu papel na versão original de Battlestar Galactica, além também da série em questão. Após Esquadrão Classe A, o ator continuou atuando, porém mais em filmes — sendo o longa baseado na série um de seus papéis — e participações especiais, como em Baywatch. Dirk participou em 2007 no Celebrity Big Brother, na Inglaterra, e a poucos anos atrás acabou ganhando uma versão em HQ, onde vive um cientista que viaja no tempo.

Deu para matar saudade desse grande clássico?

 

Fonte: Wikipedia e BoxPop

Deixe seu comentário:

Menu

Curta no Facebook

Siga no Instagram

  • Por isso seu cachorro  muito mais feliz